Para que o carro tenha uma ótima performance, ele vai exigir muito mais que potência e torque. Em primeiro lugar, a suspensão é de fato um equipamento muito importante. Por exemplo, alguns motoristas desconhecem sua real função no veículo. Em segundo lugar, através dela que a conservação do veículo é garantida. Outro fato que garante a importância da suspensão; é a absorção a impactos do veículo com o solo. Acima de tudo também promove o conforto de todos os ocupantes do veículo.
Para que o sistema funcione com um bom estado de conservação; é preciso cuidar dos amortecedores. Além disso eles garantem que o carro fique estável em freadas, curvas e em situações que o carro precise controle na direção. Portanto para o bom funcionamento do seu sistema; também é preciso cuidar das molas e braços.
Os Principais Itens da Suspensão
A suspensão tem itens de muita importância; como a barra estabilizadora. Em outras palavras, ela é responsável por ligar as barras de suspensão. Além disso; elas ficam em ambos os lados do carro e oferecem controle em alta velocidade e em curvas. Portanto, é possível identificar problemas na barra estável se o carro começar a perder controle ou ruídos na suspensão.
A mola é muito sensível a impactos; e por isso é um dos itens principais para o amortecimento dos veículos. Portanto, é muito importante que a manutenção esteja em dia. Além disso, o desgaste excessivo da mola pode provocar ruídos na suspensão; e comprometer a segurança dos passageiros e do condutor.
O amortecedor também é um dos principais. Em primeiro lugar, ele é responsável por reduzir o impacto com o solo em ruas de difícil acesso; ou que tenha muitos buracos. Em segundo lugar; é possível identificar possíveis problemas se houver ruídos e se o veículo estiver com um desgaste mais rápido dos pneus.
Modelos de Suspensão
O modelo da suspensão difere de acordo com cada veículo. Ou seja, existem três principais tipos de suspensão. Um deles é conhecido como “independente”; nele cada roda se movimenta livremente e sem impedimentos pela roda oposta.
Depois vem a suspensão “semi-independente”. Nelas as rodas opostas não podem se mover de maneira independente, mas estão rigidamente ligadas entre elas.
Outro modelo de suspensão importante é chamado de “dependente”; em que ela força uma roda a adotar a mesma curvatura que a outra.
Existem dois itens principais: molas e amortecedores. Os dois itens precisam ser verificados a cada 20 mil quilômetros de acordo com o que foi recomendado pela fabricante do veículo. Quando o amortecedor é substituído; é recomendado também trocar o jogo de molas.
Como Identificar um problema na suspensão
Como a suspensão é um item importante, é possível identificar problemas antes mesmo que a estabilidade do veículo seja afetada. A verificação pode ser feita através do alinhamento e balanceamento . Se durante o processo de manutenção preventiva o mecânico identificar algum problema, é possível que o amortecedor esteja comprometido.
Também é preciso ter atenção em relação às estradas. Na cidade de Araguaína por exemplo; em que algumas estradas têm muitos buracos. Quando há muitos problemas na estrada, a vida útil destas peças ficam comprometidas.
Para garantir o melhor desempenho do seu veículo seja em suspensão, motor ou elétrica; venha aqui na Reten-Rol e realize uma manutenção preventiva. Aqui na Reten-Rol você encontra.
Continue em nosso blog e fique por dentro de nossas novidades: Leia mais