Carro automático pega no tranco?

0

O engenheiro eletricista e mecânico, Boris Feldman, explica que não, não é possível carro automático pegar no tranco. Exceto se for aquele automático CVT que é automático mas não é.

Um carro automático CVT é um veículo equipado com uma transmissão que oferece uma relação de transmissão contínua e suave, sem marchas individuais. Essa tecnologia tem sido cada vez mais utilizada em veículos modernos devido aos seus benefícios em termos de eficiência e conforto de condução.

Contudo, ele esclarece que, o automático, no rigor da palavra da expressão automático, tem uma coisa que substitui a embreagem entre a caixa automática e o motor que se chama conversor de torque.

Se esse conversor estiver parado é como se você tivesse soltado a embreagem do seu carro. Ele diz: “Como você da o tranco? Não é soltando a embreagem do seu carro? Se o conversor de torque esta parado, não tem jeito de fazer o motor funcionar, e se o motor não está funcionando, o conversor também não esta funcionando. Está parado”. Por isso, carro automático não pega no tranco.

Carro automático e o conversor de torque

Um conversor de torque é um componente essencial em veículos equipados com transmissão automática. Ele está localizado entre o motor e a transmissão e desempenha um papel crucial na transferência de potência do motor para as rodas.

O conversor de torque permite que o motor funcione em velocidades diferentes enquanto o veículo está parado ou em movimento lento, sem a necessidade de engatar uma embreagem manual. Ele é composto por três principais elementos: a bomba de torque, a turbina e o estator.

Em conjunto, esses componentes permitem que o conversor de torque amplifique o torque gerado pelo motor antes de transmiti-lo para as rodas do veículo. Isso ajuda a fornecer uma aceleração suave e a melhorar o desempenho do veículo em baixas velocidades.

No entanto, é importante notar que o conversor de torque também pode introduzir alguma perda de eficiência no sistema, uma vez que parte da potência do motor é dissipada como calor durante o processo de conversão. Por esse motivo, algumas transmissões modernas possuem sistemas de embreagem interna que bloqueiam o conversor de torque em determinadas condições de condução para melhorar a eficiência.

Portanto, acesse agora a nossa loja virtual, clicando aqui e aproveite nossas ofertas.

Por fim, gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e continue em nosso blog: Leia mais.

Para falar diretamente com um de nossos vendedores é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *