Implantação da curva ABC de vendas na sua empresa

1
curva ABC

Primeiramente, o que é a curva ABC de vendas? A curva ABC de vendas é uma ferramenta que direciona as estratégias comerciais de uma empresa. Ou seja, ela é uma ferramenta de classificação.

Além do mais, ela mostra aos gestores quais produtos ou grupos de clientes devem ser prioridade, pois representam maior potencial para gerar lucro ao seu negócio.

Portanto, para fazer uma curva ABC de vendas você terá que fazer uma listagem de todos os seus produtos ou clientes, dependendo do aspecto que você quer analisar. Feito isso, com base no faturamento total do período analisado, você deverá colocá-los em ordem decrescente de participação no volume total faturado.

Após, calcule a porcentagem, descubra o faturamento de cada item, divida pelo faturamento total e depois multiplique por 100.

Por fim, com base nos valores que você levantou, crie um gráfico ou uma tabela para categorizar os itens de acordo com a participação deles no seu faturamento.

Aqueles que têm maior participação, são aqueles em que você deve focar seus esforços de vendas.

Como fazer a curva ABC

Portanto, a curva ABC de clientes pode ser feita da seguinte forma:

  • Clientes categorizados como A correspondem a 80% do seu faturamento e representam 20% de sua clientela;
  • Clientes categorizados como B são menos expressivos que os anteriores, correspondendo a 15% do seu faturamento e 30% da sua base de clientes;
  • Por fim, os clientes categorizados como C compram bem menos que os clientes A e B. Eles representam 5% do seu faturamento e correspondem a 50% da sua base.

Já a curva ABC de produtos pode ser feita assim:

  • Produtos A: alta relevância. 80% do faturamento vem de 20% do seu mix de produtos;
  • Produtos B: média relevância. 15% do seu faturamento vem de 30% do seu mix de produtos;
  • Produtos C: baixa relevância. 5% do seu faturamento vem de 50% do seu mix de produtos.

Por fim, ter uma noção da curva ABC da sua empresa ajuda a evitar a compra de produtos sem saída, além de oferecer um atendimento personalizado para seus clientes que compram mais e com maior frequência.

Essa curva serve também para que a empresa possa fazer com que seus produtos e clientes B e C “subam de nível”.

“Somos especialistas em produtos automotivos e tornamos a sua experiência a mais agradável possível”. Renan Luiz, diretor do grupo Reten Rol.

Portanto, buscando deixar seu estoque sempre atualizado para suprir as necessidades dos seus clientes e parceiros, nós da empresa Retenrol Auto Peças de Araguaína/TO juntamente com a sua Filial de Colinas/TO possuímos um estoque com mais de 15 mil itens variados, somando um total de 65 mil produtos.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e continue em nosso blog: Leia mais.

1 thought on “Implantação da curva ABC de vendas na sua empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *