Impactos da nova Lei Proconve L7 nas fábricas automotivas

0

A sigla Proconve significa Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. E, ela veio com o objetivo de reduzir as emissões de gases na atmosfera. Portanto, diante do avanço tecnológico, as fábricas decidiram não investir mais em modelos ultrapassados. Isso porque, segundo eles, não vale a pena equipar esses modelos com a nova tecnologia.

Como todos sabem, grande parte das emissões de gases poluentes são feitas pelos escapamentos dos carros. Portanto, o legislador criou a Lei Proconve L7 para reduzir esse impacto ambiental. Dentre as regras de maior impacto está o limite de evaporação feito pelo tanque de combustível.

Portanto, a exigência agora é que a emissão seja de 0,5g por dia, bem mais rígida que a anterior que exigia 1.5g a cada duas horas.

Se adequar a essas exigências não será uma tarefa fácil para as fábricas de carros, mas as mesmas afirmaram que querem está de acordo com a lei até o final de 2022.

Para isso muitas fábricas como Fiat, Volkswagen e GM vão aposentar alguns veículos. Pois como dito, não compensa investir nova tecnologia em carros que não são mais os favoritos da população.

VEÍCULOS QUE NÃO SERÃO MAIS PRODUZIDOS PELAS FÁBRICAS AUTOMOTIVAS EM 2022

No caso da Fiat, modelos como Uno, Siena e Doblô saíram de linha. No caso da Volkswagen, o Fox não será mais fabricado, muito menos modelos 1.6 de 8 válvulas.

Por fim, a GM vai tirar o Chevrolet Joy, tanto na versão hatch como na versão sedã, deixando eles apenas para exportação.

Portanto, essa nova lei trará um maior equilíbrio ambiental, reduzindo a emissão de gases poluentes. Porém, isso vai implicar em um grande investimento por parte das fábricas, pois, com essa exigência de 0,5g por dia, exige que as fábricas ampliem o cânister, os dutos e as mangueiras do veículo.

Essa ampliação tem como objetivo reduzir a sua permeabilidade e a quantidade de gases levados para a atmosfera. Por isso, os veículos citados vão sair de linha, pois é muito difícil acomodar peças com dimensões maiores nesses carros.

Diante disso, com peças maiores, os auto peças devem se atualizar, para atender esses novos veículos que entraram no mercado.

Por isso, a empresa Retenrol Auto Peças de Araguaína/TO juntamente com a sua Filial de Colinas/TO possuem um estoque com mais de 15 mil itens variados, somando um total de 65 mil produtos para melhor atender nossos clientes varejo e atacado.

Você sabia que as lojas Retenrol Auto Peças de Araguaína/TO tem um e-commerce? Portanto, clique aqui e confira nosso site.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e continue em nosso blog: Leia mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *