Alinhar marketing e vendas não é uma tarefa fácil, o equilíbrio de trabalho nos dois setores é muito importante. Hoje muitas empresas focam em uma boa estratégia de marketing seguindo de um ótimo processo de venda, de nada adianta se a estratégia for bem sucedida mas o processo de venda não for essencial para a fidelização do cliente na hora da compra.
Os métodos de abordagem ao consumidor estão mais variados, abordagens que prendem o cliente e geram interesse nele sobre os conteúdos exibidos, causando um possível cliente interessado no seu produto ou serviço.
Pode parecer um desafio alinhar marketing e vendas, mas neste artigo será abordado pontos importantes que se deve considerar na hora de alinhar esses setores, passos a serem seguidos, a função de cada um dentro da empresa e quais as vantagens de usa-los juntos para melhorar o ROI ou retorno de investimento.
Pontos importantes a considerar:
É importante saber que a falta de equilíbrio dos setores pode trazer perdas de oportunidades de negócio, sejam elas na hora de adquirir clientes ou desperdício de clientes já conseguidos. Uma depende da outra, o marketing precisa saber quais são as dores dos clientes e o setor de vendas precisa concluir metas em vendas. Além de ganhar o cliente, deve incentivá-lo a efetuar compras futuras. Para que as metas em vendas sejam atingidas o marketing pode ajudá-lo trazendo novos clientes.
Os gestores, precisam deixar claro para os dois setores que sempre devem trabalhar juntos, um é dependente do outro.
Para que aconteça uma ótima interação, é preciso deixar claro quais as funções de cada time e quais momentos eles vão precisar trabalhar juntos. Quando é falamos de ROI dentro de marketing, é o valor retornado dos investimentos feitos nas estratégias de venda. O departamento de vendas e marketing precisam manter sempre uma boa comunicação, com o setor de vendas sempre falando dos resultados para o setor de marketing que elabora as estratégias.
O que é marketing:
Desenvolver e somar valor, sempre focado em realizar todas as necessidades do um público alvo. O marketing faz o analise das causas que refletem as relações de venda e compra, ideias ou serviços, onde realizam dentro de quatro bases principais, preço, distribuição, comunicação e produto.
Marketing só é marketing se vender, portanto o papel do marketing é preparar as estratégias para que elas atendam às necessidades dos clientes, aumentando muito as chances de sucesso das vendas. A empresa deve sempre estar próxima do cliente, para que não deixe de lado a marca.
Evangelizar clientes:
Construir a marca na cabeça dos clientes é essencial, vai ativar sempre o desejo de compra, como um sistema de gatilho. Para ativar a ação é preciso tornar os valores e propósitos da empresas bem alcançáveis e visíveis, por meio das famosas estratégias de marketing. A criação de conteúdo como publicações em blogs, redes sociais, jornais e matérias de revistas, criam uma grande autoridade para a marca, a intenção não é vender diretamente o produto, mas mostrar como ele pode ser útil, por isso deve-se alinhar marketing e vendas.
O que é vendas:
Vendas não e simplesmente uma troca de interesses, onde a empresa oferece o que tem de melhor e o cliente faz a compra, é determinado quais as vantagens e benefícios que a empresa pode oferecer aos clientes através de seus produtos e serviços, buscando sempre ganhar sua confiança e aceitação no mercado.
A determinação e o desenvolvimento de novas estratégias que permite que os clientes sejam avisados dos benefícios oferecidos, portanto iram separa-lo de seus concorrentes, dando preferência para sua empresa. Com uma boa comunicação, os vendedores também poderão atingir ainda mais suas metas em vendas.
Passos a serem seguidos:
Existem parâmetros que devem servir de referência, garantindo que as vendas ocorram com maior eficiência.
- Controle no estoque:
O ritmo das vendas afeta diretamente na movimentação interna do estoque, portanto se acontecer um fluxo irregular de saída de produtos a gestão responsável sofrera com problemas. Sempre atento no estoque e nos problemas que acontecem, podendo identificar produtos que foram envolvidos em vendas irregulares. Um dos principais objetivos dentro de vendas é sempre manter o estoque sob controle, em relação a entrada e saída de produtos.
- Crescimento constante:
Para gerenciar um estoque, a imprevisibilidade é um problema grave. A irregularidade nas vendas é um dos piores inimigos dos criadores de planejamento estratégico na empresa. Fazer o equilíbrio dessa conta é um dos objetivos mais importantes do setor de vendas.
- Previsão das vendas:
A previsão das vendas possibilita que os gestores façam o desenvolvimento de estratégias, voltados para vendas com base em objetivos que estão em contato. Ao colocar o plano em prática, distribuir as metas entre as equipes é essencial, portanto sempre mantendo um controle maior sobre o fluxo de vendas individual e coletivo.
Hoje muitas empresas abordam um acordo entre os dois setores, marketing e vendas, esse acordo é chamado de SLA, que busca o alinhamento ideal e o trabalho em equipe perfeito.
Esse acordo determina qual o papel de cada equipe, portanto o SLA é o documento responsável por alinhar todos os objetivos das duas áreas.
Dicas para estabelecer um SLA em perfeitas condições.
- Estabeleça quais os objetivos para o negócio atual;
- Defina quais os limites de atuação de cada uma das equipes;
- Documente tudo o que for decidido;
- Comunique-se constantemente;
- Acompanhe sempre as métricas;
- Adapte sempre estratégias ao longo do tempo;
- Faça análise de resultados em conjunto relevantes;
- Trace novas métricas sempre.
Quanto mais alinhados os times de marketing e vendas estiverem, menor será a chance de erro, reclamações e falhas nas metas desenvolvidas. Portanto cada time entenderá qual sua função dentro da equipe, possuindo uma visão mais completa do sistema de geração de cadastros e realização das vendas.
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