Final de ano chegando, e o inverno surpreende o Araguainense com as chuvas repentinas! E é quando chega essa temporada que a qualidade das palhetas são testadas, exigindo ainda mais o uso delas. Visto que antes da temporada de chuvas, o calor no Tocantins resseca as borrachas. A troca do equipamento deve ser feito anualmente. E quando as chuvas começam, é necessário saber quando trocar.
Quem é araguainense sabe que nossa cidade chega a altas temperaturas, de até 40°. Então, não tem como negar que o calor prejudica equipamentos, e até pintura. No caso das palhetas, a borracha diminui sua durabilidade pelos raios UV.
Como Identificar problemas na palheta
Quando a palheta fica desgastada, ela trás muitos problemas. Um deles é os riscos no vidro do carro, que inclusive é um motivo que deve ser evitado. Além do risco no vidro, é comum ouvir barulhos quando se aciona as palhetas. O barulho do atrito que é gerado durante o movimento, que geralmente incomoda.
Algumas pesquisas apontam que a troca das palhetas são bem difíceis de ser feita com antecedência. Pelo fato de que ela é utilizada apenas quando necessário, numa chuva, por exemplo. Esse fato acaba aumentando o risco de prejudicar o vidro do carro. Portanto é necessário ter bastante cautela com o uso das palhetas.
Cuidados com a palheta
Para aumentar a vida útil da palheta, e evitar gastos. É possível realizar a limpeza da mesma. A borracha é um item que se mantém preservado por um tempo maior, quando é bem cuidado. Portanto, para deixar ela bem cuidada, você pode passar um pano úmido no equipamento.Como ela pega muito sol, acaba ficando ressecado. Além disso, a água ajuda a preservar a qualidade da borracha. Além disso, evite usar produtos para limpar, apenas a água é o suficiente.
Outra dica para manter a palheta em bom estado, é verificar o líquido que vai no reservatório. O recomendado é que no reservatório não tenha nenhum outro líquido, a não ser a água. Além disso, não deve colocar produtos que “facilitam a limpeza”, pois alguns deles são prejudiciais ao vidro e às palhetas.
Quando trocar as palhetas
Antes de substituir a peça, certifique se não há nenhuma outra obstrução no kit de funcionamento da palheta. É certo que nada atrapalhe quando for necessário usar.
Como trocar
Quando é necessário, você pode ir a um mecânico e pedir para ele trocar. Mas saiba, que o processo é bem simples e que você mesmo pode trocar. Além de que o processo é praticamente o mesmo para todos os carros. Acompanhe nossas dicas.
O primeiro passo é verificar qual parte do limpador precisa ser trocado. As palhetas contém três simples objetos: um braço de metal que fica ligado no carro, uma lâmina de metal que apoia a borracha, e a borracha usada para limpar o parabrisa.
O segundo passo que também é muito importante, é medir o tamanho das palhetas. Você pode usar o que achar que for preciso para tirar a medida, uma trena ou régua. É essencial que a medida seja exata ao original, para evitar decepções. Depois de tirar a medida, venha até a Reten-Rol auto peças que tem a sua palheta com as mesmas medidas.
Outra dica muito importante, é medir o tamanho das duas palhetas. Pois geralmente elas tem tamanhos diferentes.
O terceiro passo é o de montar as palhetas.
Conheça nosso e-commerce
Se você descobriu nesse artigo que precisa trocar as palhetas de seu carro, não se preocupe! A Reten-Rol auto peças está aqui para ajudar no que você precisa. Acesse nosso site clicando aqui. Ou venha em nossa auto peças aqui em Araguaína.
Se você gostou do nosso artigo, não pare por aqui. acompanhe nossos conteúdos semanais clicando aqui.