Há veículos famosos por seus motores robustos, que demandam pouca manutenção e são fáceis e econômicos de consertar. No entanto, esses motores duram mais quando você segue o plano de manutenção especificado no manual do proprietário, dentro das quilometragens e prazos recomendados. Aqui estão cinco exemplos que se destacam por essas características.
1. Volkswagen AP (1985-2012)
O motor AP, ou EA827, se tornou um dos mais conhecidos e respeitados no Brasil. A Volkswagen o introduziu em 1985, equipando modelos como Gol, Voyage, Saveiro e Parati. Inicialmente, o AP-600 1.6, movido a álcool, gerava 85 cv, enquanto o AP-800 1.8, com 94 cv, impulsionava veículos como Santana e Quantum. Além disso, o AP-800 S do Gol GT chegou a 106 cv, embora a Volkswagen o listasse oficialmente com 99 cv para evitar impostos mais altos. A durabilidade e a grande disponibilidade de peças fizeram dele um favorito entre os preparadores de veículos. A Volkswagen produziu esse motor até 2012.
2. Fiat Fiasa (1976-2004)
A Fiat lançou o motor Fiasa em 1976 com o Fiat 147. Projetado por Aurelio Lampredi, tinha 1.049 cm³ e 48 cv. Nos anos 90, a Fiat adaptou o motor para o Uno Mille com 994 cm³, seguindo um programa de incentivo fiscal para motores abaixo de 1.000 cm³. Além disso, a Fiat criou versões de 1,3 e 1,5 litros para o Uno e Palio. O motor Fiasa se destacou por sua durabilidade e baixo custo de manutenção. A Fiat substituiu esse motor pelo Fire em 2004.
3. Ford CHT (1968-1996)
O motor CHT da Ford, originário da França, veio com a aquisição da Willys-Overland. A Ford introduziu esse motor no Corcel em 1968, com 1,3 litros e 68 cv, e o evoluiu para versões mais potentes e eficientes. Em 1979, o motor passou a ser 1.6 movido a etanol. Nos anos 80, a Ford renomeou o motor para CHT, destacando-se pela suavidade. Assim, o motor equipou modelos como o Escort e até alguns Volkswagen na era Autolatina. A Ford substituiu o motor CHT pelos motores Endura-E e Zetec-SE em 1996.
4. GM Família II (1982-2012)
O motor Família II da GM, introduzido no Monza em 1982, se destacou por sua durabilidade. Inicialmente, começou com 1,6 litros e 75 cv, e evoluiu para versões de 1,8 e 2,0 litros, alcançando até 116 cv com injeção eletrônica. A GM utilizou esse motor em vários modelos, como Kadett, Ipanema, S10 e Omega, devido ao baixo custo de manutenção e à disponibilidade de peças. Além disso, o motor equipou também o Vectra GSi com 150 cv. A GM produziu esse motor até 2012.
5. Honda K20 (2007-2013)
A série K da Honda, especialmente o K20, se destacou por sua durabilidade. A Honda introduziu esse motor no Brasil com o Civic Si em 2007. O motor 2.0 16V i-VTEC gerava 192 cv a 7.800 rpm. Conhecido por sua alta rotação e confiabilidade, o K20 se tornou um favorito entre os entusiastas e preparadores, devido à abundância de peças e conhecimentos de modificação. Portanto, seguindo a manutenção adequada, você pode usar esses motores por muitos anos sem problemas.
Conclusão
Esses motores exemplificam a excelência da engenharia automotiva, combinando durabilidade, facilidade de manutenção e desempenho. Se você busca manter seu veículo em ótimas condições, a escolha de peças de qualidade é essencial.
Vem Para Reten-Rol: Sua Loja Online de Autopeças!
Na Reten-Rol, oferecemos uma vasta seleção de peças para esses motores renomados e muitos outros. Contamos com produtos duráveis e de alta performance, garantindo que seu carro continue funcionando suavemente por muitos anos.
Visite nossa loja e encontre tudo o que precisa para manter seu motor robusto e confiável. Nosso compromisso é fornecer peças acessíveis e de qualidade, ajudando você a seguir o plano de manutenção ideal para seu veículo. Mantenha seu carro na melhor forma com a Reten-Rol: O Shopping das Peças!